Instalando a pilha LAMP + phpMyAdmin de forma simples

Instalando a pilha LAMP + phpMyAdmin de forma simples

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês? Espero que estejam todos bem!  😀

Hoje, trago para todos, um script bacana que eu utilizo sempre que preciso e, acredito eu que vocês também irão precisar um dia. Se você tem interesse em transformar sua distro Linux em um mini servidor, rodando Apache, MySQL, PHP e phpMyAdmin, e não tem conhecimento suficiente para instalar e configurar os softwares manualmente, ou até mesmo você sabe instalar e tem preguiça de realizar o procedimento um por um, este script é para você, meu amigo.

Onde executar, como executar e o que ele faz exatamente?

Primeiramente, certifique-se de possuir uma distro derivada do Debian, veja aqui a lista. Sabendo que sua distro é compatível com o script, acesse seu terminal e alterne do usuário comum, para o usuário root. Após isso, execute o script da melhor forma que achar. Abaixo, deixo duas opções para você:

  • Copie o conteúdo do script aqui, crie um arquivo em sua maquina, cole o conteúdo dentro, dê permissão de execução e execute-o, ou simplesmente faça tudo isso de uma única vez, com o comando abaixo.

Exemplo:

root@/home/bolado ~ # wget http://encurte.me/9V; mv 9V lamp.sh; chmod +x lamp.sh; ls -l lamp.sh
  •  A segunda forma, é ainda mais fácil. Você irá rodar o script direto do raw do Gist, veja:
bash <(curl -ks https://gist.githubusercontent.com/KelvinVenancio/8d7c0aba2f94464894da/raw/aca772c93000f90b95f2e138dedcd13fe3c8a768/lamp.sh)

Após executar o script de acordo com sua escolha, basta aguardar a finalização, que ele fará todo o trabalho duro e mostrará todas as versões dos softwares instalados ao término.

Para publicar suas aplicações, o diretório segue abaixo:

root@/var/www/html ~ # pwd
/var/www/html
root@/var/www/html ~ #

E para acesso pelo navegador, existem duas formas:

Caso deseje acessar o phpMyAdmin, basta seguir pelo link abaixo, e logar-se com seus dados de acesso definidos no ato da instalação:

Feito todos os passos acima, realizado os devidos acessos, você estará com Apache, MySQL, PHP e phpMyAdmin instalados em sua maquina local, para trabalhar facilmente em seus projetos.

Por hoje é só. Espero que tenham gostado deste post e sintam-se livres para debater nos comentários e/ou ajudar com alguma modificação.

Abraços e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.